sexta-feira, 31 de julho de 2009

Biografia



Assis José de Andrade (Andraci)

Assis José de Andrade, filho de Manoel José de Andrade e de Josefa Gomes de Andrade. Nascido em Lagoa Nova (PB), em 17/06/1937. Trabalhou na agricultura. Tendo vocação para escrita, publicou seus primeiros trabalhos de literatura de cordel com os títulos: "A Convivência do Caçote com Dona Sapa" e "O Filho que Matou o Pai Ébrio ou Tentado por Satanás". Vendia seus exemplares em praças públicas e em feiras livres do nordeste. Fazia aglomerações de pessoas e cantava seus versos, naquele estilo de repentista, sem o acompanhamento da viola, com sua voz harmoniosa. Ele veio para São Paulo e sempre trabalhou por conta própria.
Em São Paulo publicou os seguintes trabalhos: "Os Sinais do Fim da Era com os Horrores no Mundo", "O Salário Está Tardando e o Pobre Passando Fome", "Severina e Seu Casamento", "Pelezão e Sua História", "A Morte de um Presidente" e "O Sofrimento dos Aidéticos".
Já essa página eletrônica apresenta cinco trabalhos inéditos de Andraci: "Peleja entre Téo Azevedo e Andraci", "O Seqüestro de Uma Moça e o Desespero de um Pai", "O Espírito Fora do Corpo", "Pense Antes de Fazer" e "Presidente Lula em Literatura de Cordel".



Caricatura de Andraci (de autor desconhecido) publicada nas contra-capas dos poemas: "Pelezão e sua História", "Severina e seu Casamento" e "A Morte de um Presidente".

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog está muito bonito. Sou amigo do Nando. Continue atualizando o blog ele é muito importante para a cultura popular.

    ResponderExcluir